quarta-feira, 14 de março de 2007

a vida é engraçada. as pessoas são engraçadas. as coisas são simples. nós dificultamos essa simplicidade. mas no final das contas, é tudo óbvio, previsível e simples. chega a doer de tão simples e previsível. não existe isso de sermos inconstantes, imprevisíveis e sinônimos do gênero. somos assim para quem não nos conhece. todos temos um sistema de funcionamento. todos temos um programa operacional. e infelizmente, iremos reagir da mesma maneira sempre que formos estimulados de uma forma já conhecida. nossas reações inéditas só ocorrem diante de situações novas. e serão inéditas por nunca termos recebido tal estímulo, por que das próximas vezes, já seguiremos o padrão. é chato viver num mundo assim. chatíssimo.
eu tento não ser previsível. tento não reagir da mesma forma sempre. mas isso dispende energia. física e mental. algumas vezes eu consigo. e passo por louco. o que não me importa nem um pouco. mas eu canso. na realidade eu cansei. de tudo. e estou vivendo no automático. reagindo da maneira que eu sempre reajo frente aos acontecimentos. houve um acontecimento específico que me marcou bastante. e seria uma oportunidade pra eu reagir de outra forma. ver o mundo diferente. responder diferente. mas... preferi continuar vivendo no automático. assim como todas as pessoas. que não enfrentam as dificuldades. que preferem manter-se presas ao conhecido. ao normal. a rotina. o ser humano se acostuma com tudo. com coisas boas. com coisas ruins. a tendência é manter-se na inércia. esteja ela situada na fofolândia ou num barril de fezes. reclamamos da vida. reclamamos das coisas não darem certo. reclamamos de tudo. mas qual a possibilidade das coisas melhorarem se não fizermos nada pra elas melhorarem? se continuamos enviando os mesmo estímulos, qual a chance de recebermos respostas diferentes? e mais, qual a chance de recebermos respostas melhores? não sou matemático nem contabilista (graças a Deus.), mas o meu palpite é que as probabilidades são próximas de 0%. e duvido que eu esteja errado.
eu cheguei a cogitar seriamente em agir diferente do que eu sempre ajo. mas raciocinei um pouco e me perguntei: por que? por que eu teria que mudar? por que eu teria que dar uma resposta diferente? se as pessoas continuam vivendo mais ou menos? que diferença iria fazer? poderia até fazer alguma diferença. mas sinceramente? não estou com a mínima vontade de descobrir. porque as chances da resposta ser diferente são mínimas. mesmo com o meu estímulo novo. por que o ser humano é assim. acomodado. chato. previsível. algumas vezes eu lamento ter nascido humano. ou lamento pensar demais em tudo. se eu fosse burro, talvez eu fosse mais feliz.
as coisas são simples. as pessoas são engraçadas. a vida é engraçada. mas essa graça cansa. e eu estou muito cansado. pelo menos voltei pra musculação. a minha única motivação real na vida. que vida chata essa minha não é? espero não morrer de tédio até chegar aos 40 kgs de cada lado no supino. a vida é simples. e entediante. por isso, eu lamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Naum sei pq, mas acho q já escutei algumas frases desse texto, mas naum me lembro de onde....................................ah........uehuheuheuheuheu