terça-feira, 17 de julho de 2007

academias...

ah o mundo das academias... estava eu fazendo uma retrospectiva sobre as academias e instrutores que já passaram pela minha vida. nossa. um fato marcante é que eu comecei a praticar a bela arte da maromba há 13 anos já. e eu fiquei ligeiramente chocado, porque isso é tempo pra caralho! comecei com a minha irmã, numa academia que fica ali na protásio alves perto da carlos gomes. direção bairro-centro à direita, logo após passar o viaduto. até hje ali é uma academia. lá eu realmente não aprendi nada. me divertia treinando, mas nenhum resultado absolutamente. pesos de criança, de senhoras idosas. mas também o que eu queria? a frequência era de duas a três idas por semana. fiquei lá um ano mais ou menos. época do plano real. dólar e real 1 x 1. e eu e minha família íamos a riveira quatro vezes por ano. e eu gastava tudo em tênis. eu era um idiota mesmo. depois dessa academia, mudamo-nos (eu e minha querida irmã) para uma mais próxima de casa. atentem para a beleza da coisa, ela ficava em cima de uma locadora de vídeos. lá também, praticamente nenhuma evolução, treinos errados, diversão nos campeonatos de levantamento de peso sem observação nem orientação de nenhum profissional regulamentado. creio que nessa época que aprovaram a lei que exigia que instrutores de musculação fossem estudantes ou profissionais da educação física. uma ótima lei. para quem faz educação física. mas lá tive o meu primeiro instrutor decente, o Luiz. me explicou as diferenças entre hipertrofia e resistência. corrigiu posturas. me apresentou exercícios diferentes. enfim, uma dessas poucas pessoas competentes que existem por aí. e nessa época eu comecei a notar pequenas mudanças corpóreas. mas ainda era um animal de 1.90 mt que pesava 73 kgs. magro de dar pena. eis que as brilhantes administradoras da famigerada locadora resolveram fechar e eu tive que procurar um novo lugar para treinar. havia perto da minha casa uma academia. era da esposa do dono da Sculptor na época (empresa que fabrica aparelhos de musculação). fui conhecer. era legal, era pertinho. me atirei. na época, eu já entendia razoavelmente sobre treinamento, suplementação, medicação e tudo mais. foi uma fase curta. quando fiquei mal da asma e tive que ir para a uti, parei de ir e não voltei. foi a minha maior parada desde que havia começado na locadora/academia. praticamente 6 meses. resolvi voltar, em uma ali na protásio que ficava em cima de uma quadra de futsal. nossa, foi a academia mais roots de todas. aparelhos velhos, enferrujados. asseamento e limpeza não eram exigências. e com toda a certeza os professores também não eram estudantes muito menos professores de educação física. fui fazer meu primeiro treino e o campeão socou 15 kgs de cada lado no supino. magrinho. 6 meses sem fazer nada. e ele querendo 3 séries de 15 repetições com 15 kgs de cada lado. na segunda série, eu tenho certeza que os meus braços só faziam força para segurar a barra, e ele estava treinando bíceps enquanto me "ajudava". nunca mais voltei ali. 2 semanas após isto, quando meus braços resolveram funcionar de novo, entrei na academia Sculptor, que depois mudou para World e hoje em dia é um outro nome qualquer. parece que deu problema com a fiscalização. mas é a mesma coisa. fiquei nela por praticamente 6 anos. e lá conheci o segundo instrutor importante na minha vida. o Ruben. ele é magro magro, mais magro que eu era quando pequeno, e eu era ruim de magro. mas ele entende muito. sabe organizar um treino. sabe fazer treinos para resultados a longo prazo. me ensinou o treino da pirâmide invertida (é esse o nome que dão eu acho), que nada mais é do que começar com muito peso nas 2 primeiras séries e diminuir nas 2 últimas. justamente o contrário do que uma grande parcela das pessoas faz. tudo bem quem não é treinado não fazer isso, porque se não tiver bem aquecido e com os tendões trabalhados, pode lesionar. mas quem treina há muito tempo, como alguns amigos meus, não fazer isso porque pode lesionar, é burrice. mas enfim. nesses 6 anos eu evolui. ganhei massa. perdi gordura. entendi a diferença de tudo. a importância de exercícios aeróbicos. compreendi muito sobre fisiologia humana, seja na faculdade de fisioterapia que eu não terminei, seja com instrutores, e até sozinho indo atrás e pesquisando. entendi tudo sobre alimentação e suplementação. e também sobre medicações. cheguei a pesar 94 kgs. bem. mas é cíclico. enchi o saco dessa academia e fui para a que eu estou hoje em dia. uma meio longinha, mas bem limpa e que fica aberta até 22 hs da noite, que faz toda a diferença. esse ano capenguei, não treino sério e não soco peso desde o final do ano passado. mas eu vou voltar. em 4 meses, vou voltar a 40 kgs de cada lado no supino. e quando eu olho para trás, há 13 anos, quando comecei com 15 anos, eu vi que fez diferença. digam o que quiserem. mas quando eu tiver meus 70 anos, vou ser mais inteiro que velhos com 60 anos que não fizeram nada a vida inteira. não há tempo é mentira. sempre dá tempo para cuidar do corpo. e vale a pena.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara... eu tbm estou nessa... faço academia faz 1 ano já .. no sesi aqui da minha cidade... mas antes acho que passei por quase todas as academias da cidade.. semre encontrando coisas igual vc... isntrutor que treina enquanto te ajuda.. academias porcas.. academiaslimpas.. academias caras ... por enquanto to satisfeito no sesi apesar de eu estar vivendo sua fase de ir 2 ou 3 veses por semana rs... prometo que mÊs que vem pego firme.. abraços