sábado, 21 de julho de 2007

ex-portes

o pan é uma mentira né? eu acho. não vem 10% dos atletas de ponta americanos, canadenses e cubanos, e ainda assim eles ganham de rodo. claro que eu sei que países do terceiro mundo tem muito mais dificuldades, que em igualdade de condições totais, seriam disputas parelhas e etc, mas não dá muita graça. e fora que aqui no Brasil é interessante sediar esses grandes eventos porque viabiliza um maior desvio de finanças e passa batido e injulgado. cuidem a diferença entre a primeira previsão de gastos e o que realmente foi gasto. e eles não ficam nem vermelhos. o Brasil é uma das maiores piadas administrativas da humanidade. a corrupção atingiu o ápice. num futuro distante, nossos bisnetos vão aprender isso no colégio. aprender a se corromper. mas não era esse o foco. eu ia comentar sobre alguns esportes. nossa. pólo aquático. alguém já conseguiu assistir a mais de 5 minutos daquela coisa? as piscinas não são lugares para esportes com bolas. aliás, eu imagino que esse seja o único. e espero que sim. absolutamente não tem nenhuma tática. eu imagino que não houve nenhuma mudança significativa em posicionamento e esquemas de jogo desde que esse esporte foi criado. porque é ficar trocando passes até a marcação se descuidar e arremessar a bola no gol. depende totalmente da força e da capacidade física em nadar e se manter flutuando dos atletas. há um mínimo de técnica, mas após aprendida, é só treinamento físico. esportes onde a capacidade de criação do atleta, capacidade de improvisamento, tomada de decisão surpreendente não são utilizados, eu considero chatos. handball é outro. é o pólo aquático fora da água. mas exige um pouco mais de habilidade e criatividade. apesar de as táticas e estilo de jogo serem os mesmos há trocentos anos. é ataque contra defesa. sempre. só que os posicionamentos são os mesmos sempre também. existe um "esporte" que é um escárnio. o curling. é um esporte de inverno, como chamam lá no hemisfério norte. consiste em arremessar uma pedra com uma alça sobre uma superfície de gelo. tipo bocha, porque o objetivo é que essa pedra fique o mais próximo possível de um alvo. e para ajudar nesse propósito, os "atletas" possuem um equipamento, e desculpem os praticantes porque não acertarei o nome certo pelo simples fato de não ter conhecimento e principalmente por não querer viver com essa informação, parecido com uma vassoura. com dois lados, um cria ranhuras no gelo para diminuir a velocidade e o impulso da pedra e o outro lado diminui o atrito alisando o gelo, para aumentar a distância que a pedrinha percorre. tudo bem as pessoas praticarem isso. não tudo bem chamarem de esporte e darem medalhas por isso em plena olimpíada de inverno (que lá em cima é tão considerada quanto as nossas chamadas olimpíadas normais, que para eles são as summer olympics). eu nem vou entrar no badminton, a chamada peteca. ou no tênis de mesa, vulgo pingue-pongue.
tem outro esporte que eu acho meio nada a ver. futebol de campo feminino. pessoal, não adianta dar a mesma bola, o mesmo tamanho de campo, o mesmo tamanho de goleira para as mulheres. o jogo é feio. falta força física para as mulheres. nas pernas. é uma coisa fisiológica. futebl de salão é muito mais plausível. ou uma bola mais leve. homens não treinados não conseguem chutar uma bola oficial muito forte! mas é muito feio de assistir na televisão. já fizeram tanta, mas tanta mudança no volei, porque não mudar isso também? o volei... nossa, eu era do tempo da vantagem! terminava em 15 pontos e tinha que ter a diferença de 2. a vantagem consistia em apenas ser ponto quando a tua equipe havia sacado. era pontos corridos apenas no tie-break, o quinto set. os jogos duravam horas e horas. e mudaram. pra melhor, segundo a televisão. porque o futebol feminino não muda também? e não é uma questão de sexismo, porque nunca fui contra nada e sou sempre a favor das igualdades. plausíveis. e já que eu estou falando de esportes, vamos combinar né. todo e qualquer jogo que dependa da avaliação subjetiva de outros para definir quem foi o vencedor, não pode ser considerado totalmente esporte. puxa mais pro campo da recreação. surfe é recreação. ginásticas são apresentações. um esporte para ser completo, precisa de pontos claros que sejam marcados pelo atleta ou pela equipe em si. deve haver contato físico. e deve haver diversidade de jogadas, de táticas, soluções novas e evoluções realmente notáveis ao longo dos anos. isso sim caracterizaria um esporte na assepção da palavra. mas enfim. são apenas idéias minhas. vou ali praticar um pouco de playstation. porque se saltos ornamentais são esporte, jogar play também o é.

Nenhum comentário: