sexta-feira, 20 de julho de 2007

Dias.

dia do amigo. dia dos namorados. dia da criança. natal. dia da gola rolet. dia da carne de gadot. e inventam datas. e as pessoas compram as datas. eu acho remotamente bonitinho o sentimento que algumas pessoas empregam a essas datas fictícias. mas eu sempre penso nos inventores das datas. que normalmente são criadas por equipes de marquetim para vender e fazer o mercado movimentar-se. o papai noel por exemplo, ele é gordo e vermelho e barbudo por que a coca-cola o fez assim. e assim se perpetuará para toda a eternidade, até explodirem o mundo. o complicado é pensar diferente e achar que datas são praticamente irrelevantes. pelo menos essas inventadas. porque a grande maioria da humanidade gosta. aprecia. dá relevância. vê significância. e eu não vejo. pelo menos não nessas inventadas. datas significativas para mim são as que foram marcantes. para mim. e para outras pessoas envolvidas. por um motivo real. e verdadeiro.
o dia do amigo talvez não se enquadre tanto nessas datas estalinhos-guri que existem. porque não movimenta tanto o mercado. quanto gostariam. porque sempre tem alguém comprando lembrancinhas e cartões. mas eu acho meio falsa. paciência. eu acho. eu acho uma bobagem pessoas que se falam três vezes por ano desejarem feliz dia do amigo. baseado em quê? porquê? eles realmente sentem isso? e pessoas que puxam o tapete umas das outras, também desejando feliz dia do amigo. nossa. gente que fala mal do outro. pessoas que se detestam. desejando feliz dia do amigo no orkut. aliás, um dia escreverei sobre o orkut. rede de relacionamentos? só se for relacionamentos de pegação. pessoas que mal se conhecem, são amigas. fãs! se viram duas vezes na vida. aí o orkut avisa que o aniversário de uma delas está chegando. e no dia, pronto. mais um escrepe vazio e rasteiro de feliz aniversário. mas um dia escreverei. não hoje. e quando é o dia do conhecido? aquela pessoa que tu conhece, convive pouquinho, não faz muita diferença na tua vida, mas ela tá lá! e o dia dela? também podia ter o dia da falsidade! onde as pessoas fingem que gostam umas das outras. voltando ao orkut, ele também se presta à essa lamentável prática. feliz dia do amigo. que amigo? que dia? ou eu estou muito perdido, ou eu tenho meus padrões de amizade bizarramente distorcidos. senão, vejamos. amigo para mim é aquela pessoa que convive comigo. que está junto nas horas boas e nas horas ruins. é aquela pessoa com quem eu posso contar quando precisar. e que o contrário também ocorra. obviamente eu sei que por circunstâncias da vida, as pessoas acabam se afastando. trabalho. faculdade. mudanças. enfim. mas se houve esse tipo de relação no passado, tudo bem. é amizade também. porque tem criaturas que a gente fica um tempão sem falar, mas se precisar, sabe que teoricamente ela estará ali. amigo é quem nos escuta quando precisamos desabafar. é quem nos dá os conselhos fajutos, e quando a gente vai lá e quebra a cara, está ali de novo, pra nos aconselhar furadamente de novo. e mesmo assim, a gente gosta deles. é a quem a gente dá os nossos conselhos furados. é quem vai numa festa ruim conosco. só pela parceria. e depois nos joga na cara que foi em incontáveis festas ruins nossas e exige a nossa presença nas festas ruins deles. é quem enche a cara na festa que prometia ser ótima, e estraga a nossa noite. porque se eu não puder estragar a noite dos meus amigos, vou poder estragar a de quem? é a pessoa que combina contigo, tu te programa e meia hora depois do horário marcado, ela te manda uma mensagem dizendo que não vai mais rolar. e mesmo assim, a amizade perdura, porque esses acontecimentos são isso mesmo, acontecimentos. e esse tipo de pessoa não precisa de dia. porque pra mim o que vale é o dia-a-dia. todos os dias são dia do amigo. e não precisa de uma data vazia e sem sentido pra me lembrar disso. então, desejo a todo mundo um feliz dia da pessoa que eu não conheço e não vou conhecer.

Um comentário:

Anônimo disse...

haha, tudo que você falou é verdade, parabéns, muito bom mesmo. Vale a pena falar de o porque que o minuto tem 60 segundos, uma coisa que os cientistas não sabem até hoje o porque disso.
Fazendo uma pequena correção, é Marketing e Scrap.(apenas quis ajudar ;), obrigado e parabéns)